Vulcões.
Quando pensamos nesta palavra, vêm-nos logo à cabeça imagens de montanhas que “cospem” fogo. No entanto, nem todos os vulcões são montanhas, nem todos os vulcões libertam lava. O que proponho nos próximos posts é descobrir o que são vulcões, onde se localizam, porque é que uns vulcões são tão “simpáticos”, como os do Havai, e outros são tão perigosos como os da Indonésia.
O mapa seguinte mostra-te onde se situam os principais vulcões do mundo:

Imagem: areal editores
Repara que os vulcões não têm uma distribuição aleatória.
Encontram-se sobretudo nos limites das placas litosférias, em três regiões principais:
- Em torno do Oceano Pacífico – Esta zona tem a designação de Anel de Fogo do Pacífico, não só pelo número de vulcões, mas também porque estes vulcões são na sua maioria do tipo explosivo. Abrange zonas como o Japão, Indonésia e a costa Oeste da América do Norte e do Sul.
- No Mar Mediterrâneo – Os mais famosos são os vulcões italianos: Etna, Stromboli, Vesúvio….
- Nos limites divergentes do rifte Africano e da Islândia (dorsal médio-Atlântica).
Não é por acaso que os vulcões se localizam nestas zonas. Para perceberes porquê, vamos ver como se forma o magma que dá origem a estes vulcões.
O magma é constituído por rocha fundida, a elevadas temperaturas. Forma-se nas zonas de subducção, e em alguns casos pode vir de zonas mais profundas da Terra, onde o material já está em fusão.
Nos limites convergentes:
Na zona de subducção, a placa que mergulha está sujeita a elevadas temperaturas e pressões. As rochas fundem, e o material formado (magma) ascende até a uma zona onde se acumula – câmara magmática. Eventualmente depois sobe até à superfície e dá origem a um vulcão.
Nos limites divergentes:
O afastamento das placas facilita a ascensão de magma que se encontra na Astenosfera, a camada situada logo abaixo das placas litosféricas.
.
Há alguns vulcões que se localizam no interior das placas litosféricas (como é o caso das ilhas do Havai), nos chamados pontos quentes. Mas são uma excepção. Neste caso, o magma que lhes dá origem é proveniente de uma camada muito profunda do nosso planeta, muito próxima do núcleo e que sobe até à superfície (na forma de uma pluma térmica), originando vulcões. No décimo ano verás em pormenor como é que isto acontece.
gostei muito, é muito gratificante. uma fonte rica em informações.