Os vulcões não expelem apenas lava. Na realidade, libertam também materiais gasosos e sólidos. O mapa de conceitos que se segue resume a designação que esses materiais podem ter.
Vejamos caso a caso.
LAVAS
A lava resulta do magma quando este perde os gases durante a erupção. É por isso mais pobre em gases. Consoante a temperatura a que estão sujeitas, as lavas podem ser mais fluidas (líquidas) ou viscosas. Um bocadinho como a manteiga. Quanto mais quente está, mais líquida fica. E quanto mais fria, mais sólida.
Há vários tipos de lava, mas bsicamente consideram-se duas categorias: as lavas escoriáceas (ou aa) e as lavas encordoadas.
- Lava escoriáceas, ou aa (“aa” é um termo havaiano). São lavas muito viscosas, e com um aspecto ponteagudo. Arrefecem rapidamente e deslocam-se a velocidades muito lentas quando comparadas com outros tipos de lava.


Vídeo: Escoada de lava aa
- Lavas encordoadas. O nome deve-se ao seu aspecto semelhante a cordas enroladas quando solidificam. Isto acontece porque a parte superior da lava solidifica mais depressa do que a lava que escorre junto ao solo. Assim, a lava que escorre por baixo enruga a camada que já solidificou. Também são conhecidas como lavas pahoehoe (termo havaiano).

(Fonte: Tom Pfeiffer – www.volcanodiscovery.com)
Vídeo: Escoada de lava encordoada
PIROCLASTOS
Os piroclastos resultam da lava consolidada, ou então resultam de fragmentos do cone vulcânico que são arrancados durante a erupção vulcânica. Consoante as suas dimensões, os piroclastos podem ser classificados em:
- Cinzas (<2mm)
- Lapilli (2-64 mm)
- Bombas (>64 mm)
- Blocos (>64 mm)
Cinzas (<2mm)

(Imagem: USGS – glossário de termos vulcânicos)
As cinzas vulcânicas são constituídas por fragmentos de rocha, vidro vulcânico e outros materiais vulcânicos com dimensões muito reduzidas. Contrariamente às cinzas que resultam da combustão da madeira, as cinzas vulcânicas são duras e muito abrasivas.

Lapilli (2-64mm).
São piroclastos de pequenas dimensões, um pouco parecidos com a gravilha das estradas, quando ainda estão em construção. A palavra “lapilli” significa, em italiano, “pequenas rochas”.

(Foto: J. Alean)
Bombas vulcânicas (>64mm).
São piroclastos com uma forma arredondada e achatada, pois têm origem em lava que solidifica no ar assim que é libertada do vulcão.

Blocos.
São piroclastos de grandes dimensões. A sua forma é arredondada, e resultam de lavas antigas que faziam parte do cone vulcânico e são arrancados e ejectados pelo vulcão durante erupções violentas.

(Foto: C. Heliker – USGS)
Durante uma erupção explosiva, a acumulação de gases no interior do vulcão pode levar à libertação de nuvens ardentes. As nuvens ardentes são constituídas por gases e piroclastos de todos os tamanhos (alguns do tamanho de frigoríficos), a elevadas temperaturas (podem superar os 1000ºC) e que descem a encosta do vulcão junto ao solo a velocidades que podem atingir os 300 km/h.
Vídeo: formação de uma nuvem ardente (BBC)
GASES
O magma contém dissolvidas grandes quantidades de gases. Quando ocorre uma erupção estes gases libertam-se para a atmosfera. Em muitos casos, estes gases libertam-se de forma lenta e contínua, mesmo sem haver uma erupção. Os principais gases libertados são vapor de água (H2O), seguido por Dióxido de Carbono (CO2), Dióxido de Enxofre (SO2), Ácido Clorídrico (HCl) e outros compostos.

foi fixe