Condições para a fossilização

Como já foi referido antes, não é fácil a formação de um fóssil, pois após a morte os restos corporais começam logo a ser decompostos por bactérias e outros seres decompositores.

As condições que impedem a decomposição são, por motivos óbvios, as que facilitam a formação de um fóssil. São elas:

Ausência de oxigénio. Os organismos decompositoras são aeróbios (ou seja, precisam de oxigénio para sobreviver). Assim, onde não houver oxigénio a atividade destes organismos é muito reduzida ou quase nula.

Temperaturas mais baixas. Baixas temperaturas também reduzem a atividade dos organismos decompositores. É um pouco o que se passa com o teu frigorífico, que usas para proteger os alimentos durante mais tempo.

Ambientes de águas calmas. A água é um bom agente transportador de sedimentos. Esses sedimentos transportados pela água vão enterrar rapidamente o organismo, protegendo-o da decomposição. Contudo, estes só se depositam sobre o organismo se as águas não estiverem muito agitadas. O facto de a água normalmente ter uma temperatura mais baixa que o ambiente terrestre também ajuda a preservar o corpo do organismo.

Vejamos se aprendeste:

Results

Boa!

Hummmm… tens rever melhor este tema.

#1 Quem fossiliza melhor?

O caracol terrestre rapidamente será comido por necrófagos, ou a sua carapaça destruída por outro animal de maiores dimensões a passar. Em contrapartida, um caracol em ambiente aquático (sobretudo se forem águas calmas) será rapidamente enterrado e afastado do oxigénio e decompositores.

#2 É mais fácil encontrares um fóssil de:

As partes duras demoram mais tempo a decompor. Terás mais probabilidade de encontrar um fóssil de um pequeno pássaro, pois é o que tem mais partes duras (ossos).

#3 Se fosse possível encontrar um fóssil de uma lebre, seria mais provável que essa lebre fosse…

As lebres do Ártico estão sujeitas a temperaturas mais baixas. O gelo pode conservar inclusivamente os tecidos moles do animal, como aconteceu com uma cria de Mamute encontrada na Sibéria. O frio impede a ação dos organismos decompositores.

#4 São mais comuns os fósseis de animais com conchas porque…

As partes duras fossilizam mais facilmente, isso já sabes. Também há animais terrestres com conchas, mas a maioria apresenta ossos. Ora, em terra, é muito possível que ainda antes da decomposição os restos mortais sejam comidos por necrófagos. Debaixo de água, os sedimentos transportados pela água enterram rapidamente os restos mortais. A temperatura é mais baixa. Assim evita-se a ação de necrófagos e decompositores.

finish