Importância dos fósseis

Enquanto registos do passado, os fósseis são extremamente importantes porque nos dão informações sobre o passado do nosso planeta, de um modo particular:

1 – Quais os seres vivos que habitaram o nosso planeta e o modo como viviam;

Alguns dos seres que aparecem fossilizados são muito diferentes dos que hoje conhecemos. Podemos por isso perceber que no passado os seres vivos eram diferentes do que são hoje.

Chasmosaurus belli
Chasmosaurus belli é uma espécie de dinossauro que existiu na Terra há cerca de 70 M.a. Este exemplar em particular pertence a um indivíduo ainda bebé e foi encontrado no Canadá. Estava extremamente bem preservado. Podes saber mais sobre ele aqui (em português)
Fonte/site original: //www.iflscience.com/plants-and-animals/new-baby-dinosaur-fossil-reveals-cause-death/

Podemos, além disso, conhecer mais sobre o modo de vida dos animais. Os icnofósseis são particularmente importantes nestes casos. Nesta página tens informações sobre icnofósseis.

Por exemplo:

  • Encontrar ovos de uma determinada espécie dizem-nos como é que essa espécie se reproduzia, quais os locais escolhidos para fazer ninho, …
  • Os trilhos de pegadas indicam-nos quais os trajetos usados pelas espécies, se viviam sozinhos ou em manadas, se tinham hábitos migratórios, etc.
  • A análise dos coprólitos permite-nos perceber quais eram os alimentos preferidos por cada espécie.

2 – Perceber como é que a vida evoluiu na Terra;

3 – Quais eram as condições do nosso planeta no passado;