Placas Litosféricas
Para sabermos como se deslocam, primeiro temos de perceber o que são as placas litosféricas.
A Terra encontra-se divida em camadas, cuja designação pode variar consoante o critério utilizado. O mais comum é o que divide o planeta em 3 camadas principais: Crosta, Manto e Núcleo.
A crosta corresponde à camada mais externa da Terra, e pode ser de dois tipos: Continental ou Oceânica, conforme se localize nos continentes ou oceanos.
Crosta continental: mais espessa, constituída por rochas de natureza granítica, e menos densa.
Crosta oceânica: mais fina e mais densa que a continental, constituída fundamentalmente por basalto.
Por baixo da crosta estende-se o manto, que possui uma parte superficial que é sólida, depois assume um estado mais “viscoso” e depois volta a ser sólido. Mas isso depois estudaremos mais em pormenor quando falarmos da estrutura interna do planeta.
O que nos interessa agora é esta parte superficial mais sólida. Então, a esta parte do manto sólida, juntamente com a crosta que está imediatamente acima, os cientistas chamam Litosfera. A litosfera engloba a crosta (continental e oceânica) e a parte superficial do manto que está no estado sólido.
Observa a figura seguinte, que mostra em pormenor como são constituídas as camadas mais externas da Terra.
Por outras palavras: a camada mais externa da Terra – a Litosfera – está no estado sólido, e é constituída pela crosta e pela parte mais superior do manto, que está no estado sólido.
Contudo, esta camada não é contínua. A litosfera está fragmentada em grandes placas – placas litosféricas – semelhante ao revestimento de uma bola de futebol. São estas placas (das quais os continentes fazem parte, juntamente com o fundo dos oceanos) que se deslocam continuamente umas em relação às outras, sobre a parte mais viscosa do manto, e não os continentes a flutuar em cima dos oceanos, como dizia Wegener.
A imagem que se segue mostra as placas litosféricas identificadas pelos cientistas.
Seguir para: “Como se deslocam as placas litosféricas?”
como se chama o fenómeno que faz mover as placas litósféricas?
Olá Diogo.
O fenómeno que faz mover as placas litosféricas é o calor interno da Terra e as correntes de convecção.
Como sabes, o núcleo da Terra está muito quente. Esse calor aquece as camadas que estão por cima do núcleo. Uma das camadas que aquece é a Astenosfera, uma camada situada no manto, logo por baixo da litosfera (dividida em placas). Essa camada está num estado muito viscoso, a que os cientistas chamam plástico. É um pouco como o alcatrão derretido.
A parte de baixo da astenosfera aquece, torna-se menos densa (mais “leve”) que a parte de cima e sobe até chegar à litosfera. Quando chega à litosfera, como esta é sólida, não sobe mais – mas desloca-se para os lados. Ao deslocar-se arrasta as placas que estão por cima, afastando-as.
Quando o material da astenosfera arrefece fica mais denso (mais “pesado”) e volta a descer. Nessa zona as placas chocam umas com as outras.
Espero que te tenha esclarecido. Se mesmo assim tiveres dúvidas, não hesites em perguntar.
Bom estudo e obrigada pelo teu contacto.
Sabendo que nos riftes há produção de crosta oceânica como se justifica que o diâmetro da Terra se mantenha constante ao longo do tempo?