Materiais expelidos pelos vulcões

Os vulcões não expelem apenas lava. Na realidade, libertam também materiais gasosos e sólidos. O mapa de conceitos que se segue resume a designação que esses materiais podem ter.

Vejamos caso a caso.

LAVAS

A lava resulta do magma quando este perde os gases durante a erupção. É por isso mais pobre em gases. Consoante a temperatura a que estão sujeitas, as lavas podem ser mais fluidas (líquidas) ou viscosas. Um bocadinho como a manteiga. Quanto mais quente está, mais líquida fica. E quanto mais fria, mais sólida.

Há vários tipos de lava, mas bsicamente consideram-se duas categorias: as lavas escoriáceas (ou aa) e as lavas encordoadas.

  • Lava escoriáceas, ou aa (“aa” é um termo havaiano). São lavas muito viscosas, e com um aspecto ponteagudo. Arrefecem rapidamente e deslocam-se a velocidades muito lentas quando comparadas com outros tipos de lava.

Fluxo de lava aa

Fluxo de lava aa no Havai. A velocidade de deslocação desta lava é tão lenta que permite que as pessoas se aproximem sem grande problema. O único perigo é a temperatura.

Vídeo: Escoada de lava aa

 

  • Lavas encordoadas. O nome deve-se ao seu aspecto semelhante a cordas enroladas quando solidificam. Isto acontece porque a parte superior da lava solidifica mais depressa do que a lava que escorre junto ao solo. Assim, a lava que escorre por baixo enruga a camada que já solidificou. Também são conhecidas como lavas pahoehoe (termo havaiano).

Escoada de lava no Havai.
(Fonte: Tom Pfeiffer – www.volcanodiscovery.com)

Vídeo: Escoada de lava encordoada

PIROCLASTOS

Os piroclastos resultam da lava consolidada, ou então resultam de fragmentos do cone vulcânico que são arrancados durante a erupção vulcânica. Consoante as suas dimensões, os piroclastos podem ser classificados em:

  • Cinzas (<2mm)
  • Lapilli (2-64 mm)
  • Bombas (>64 mm)
  • Blocos (>64 mm)

Cinzas (<2mm)

Cinzas vulcânicas.
(Imagem: USGS – glossário de termos vulcânicos)

As cinzas vulcânicas são constituídas por fragmentos de rocha, vidro vulcânico e outros materiais vulcânicos com dimensões muito reduzidas. Contrariamente às cinzas que resultam da combustão da madeira, as cinzas vulcânicas são duras e muito abrasivas.

Cinzas expelidas pelo vulcão islandês Eyjafjallajokull, em 2010

Lapilli (2-64mm).

São piroclastos de pequenas dimensões, um pouco parecidos com a gravilha das estradas, quando ainda estão em construção. A palavra “lapilli” significa, em italiano, “pequenas rochas”.

Lapilli do monte Vesúvio, em Itália.
(Foto: J. Alean)

 Bombas vulcânicas (>64mm).

São piroclastos com uma forma arredondada e achatada, pois têm origem em lava que solidifica no ar assim que é libertada do vulcão.

(Foto: J.P. Lockwood, USGS).

 Blocos.

São piroclastos de grandes dimensões. A sua forma é arredondada, e resultam de lavas antigas que faziam parte do cone vulcânico e são arrancados e ejectados pelo vulcão durante erupções violentas.

O fragmento representado na figura foi ejectado durante o colapso de um delta de lava do vulcão Kilauea, no Havai. O vulcão é efusivo. Contudo, quando a lava chega ao oceano, se se misturar com a água do mar pode por vezes originar explosões violentas provocadas pela libertação de vapor de água formado rapidamente devido à entrada da lava no mar.
(Foto: C. Heliker – USGS)

 

Durante uma erupção explosiva, a acumulação de gases no interior do vulcão pode levar à libertação de nuvens ardentes. As nuvens ardentes são constituídas por gases e piroclastos de todos os tamanhos (alguns do tamanho de frigoríficos), a elevadas temperaturas (podem superar os 1000ºC) e que descem a encosta do vulcão junto ao solo a velocidades que podem atingir os 300 km/h.

Vídeo: formação de uma nuvem ardente (BBC)

 

GASES

O magma contém dissolvidas grandes quantidades de gases. Quando ocorre uma erupção estes gases libertam-se para a atmosfera.  Em muitos casos, estes gases libertam-se de forma lenta e contínua, mesmo sem haver uma erupção. Os principais gases libertados são vapor de água (H2O), seguido por Dióxido de Carbono (CO2), Dióxido de Enxofre (SO2), Ácido Clorídrico (HCl) e outros compostos.

Libertação de gases pelo vulcão Eyjafjallajokull

1 Comment

Leave a reply