Rochas Metamórficas

As rochas metamórficas formam-se no interior da Terra a partir de outras rochas pré-existentes.

O termo metamorfose significa “mudar de forma”. No caso das rochas, a mudança pode ser provocada pela acção de factores como a pressão ou a temperatura (chamados factores de metamorfismo).

Embora seja difícil isolar os factores de metamorfismo, consoante aquele que predomina podem considerar-se dois tipos de metamorfismo:

1. Metamorfismo de Contacto

Quando o magma ascende e entra em contacto com outras rochas (também chamadas rochas encaixantes), vai provocar o seu aquecimento. A área que é aquecida em torno do magma constitui uma auréola de metamorfismo. Nessa zona, o aumento de temperatura provoca uma recristalização dos minerais da rocha encaixante.

Algo de semelhante ao que acontece com a consolidação das rochas magmáticas, mas como a temperatura não é tão elevada, os cristais aumentam de tamanho mas a rocha nunca chega a fundir completamente.

 

O mármore é um bom exemplo de rocha formada por este processo. O mármore tem origem no calcário, que foi recristalizado por contacto com uma intrusão magmática. As duas rochas são constituídas por calcite, como se pode constatar com o teste da reacção com os ácidos. O calcário formou-se por precipitação (é uma rocha sedimentar de origem química, lembras-te?) e o mármore por recristalização do calcário.

Rochas metamórficas na cozinha
Antigamente, era muito comum utilizar mármore nas bancadas de mármore da cozinha. Contudo, como esta rocha tem origem no calcário, também é constituída por calcite, logo, reage com os ácidos. Assim, quando se tem uma bancada de mármore se tem de ter muito cuidado com a utilização de vinagre ou sumo de citrinos, pois o vinagre tem ácido acético e os limões e laranjas têm ácido cítrico, que reagem com o mármore e o deixam manchado.

 

2. Metamorfismo Regional

Este tipo de metamorfismo ocorre quando as rochas são comprimidas e a pressão é o principal factor a transformar as rochas.

Ok. Mas onde é que as rochas podem ser comprimidas? Simples: nos limites convergentes das placas litosféricas ou nas bacias de sedimentação (as camadas mais profundas vão sendo compactadas à medida que mais sedimentos vão chegando).

 

A pressão vai provocar uma compactação e reorientação dos minerais que constituíam a rocha original. No gnaisse (que resulta da transformação do granito) isso é muito evidente, porque as micas têm uma cor escura e vêem-se com facilidade.

Esta orientação dos minerais nas rochas originadas por metamorfismo de contacto origina uma textura muito típica das rochas metamórficas – a foliação.

A tabela seguinte mostra-te algumas rochas metamórficas, bem como as rochas que as originaram.

Páginas Relacionadas:

Paisagens Metamórficas
Rochas Sedimentares
Rochas Magmáticas

2 Comments

  1. Nayca - 30 de Setembro de 2014

    Obrigada pelo material, professora.

  2. blbl - 12 de Março de 2015

    I’m just to say your site is fabulous
    I loved it and I use it to study and to practice to my exam

Leave a reply