Depois de termos visto algumas estruturas típicas dos modelados cársicos, vejamos outras paisagens típicas de regiões sedimentares. Poderás achar que algumas são muito estranhas. E efectivamente algumas são mesmo. Mas são todas formadas pela acção dos agentes erosivos.
Chaminés de Fada

Djavolja varos – também conhecida como Cidade do Diabo. É na realidade um monumento geológico na Sérvia onde podes observar várias chaminés de fada.
Estas estruturas esquisitas são formadas em regiões areníticas que têm algumas rochas de maiores dimensões. A água das chuvas, ao escorrer, passam ao lado das rochas e vão levando consigo o arenito. Com o tempo, o peso da rocha que ficou em cima ajuda a consolidar a coluna de areia que a sustenta.
Podes ver aqui mais fotografias de chaminés de fada, no Monumento Nacional Kasha Katuwe, no México.
Blocos Pedunculados (rochas-cogumelo)
Estes blocos parecem gigantescos cogumelos que se erguem sobre as rochas do local. Esta fotografia é tirada em Alpalhão, perto de Portalegre, onde se podem observar vários exemplares belíssimos destas formações.
Aqui poderás ver outro gigantesco bloco pedunculado, desta vez em Pinhel, perto da Guarda.
Estas rochas formam-se por erosão de grandes blocos rochosos por acção do vento, que arrasta consigo areia do local, favorecendo o desgaste.
Dunas
As dunas são estruturas de areia formadas pelo vento. Podem ser encontradas nos desertos ou nas praias.
As dunas de praia, encontradas com facilidade um pouco por todo o litoral do nosso país têm um papel ecológico importante, pois evitam o avanço das areias para as zonas habitadas. As plantas que conseguem crescer sobre as dunas (muitas vezes a vegetação nestes locais é de uma riqueza e diversidade enorme!) seguram as areias e evitam que estas passem para o interior. Além disso as dunas litorais são escolhidas por várias aves para nidificar.
Falésias
As falésias são esculpidas por acção do água do mar que vai desgastando a rocha. Em Portugal encontras várias praias com falésias, mas as mais conhecidas são as do Algarve.
Construções calcárias
A rocha sedimentar mais usada nas construções das zonas sedimentares é o calcário. Para além de ser abundante nessas zonas, é também fácil de trabalhar, pelo que é muitas vezes utilizado em estatuária. As construções que usam pedra calcária reconhecem-se facilmente pela cor clara que a rocha apresenta. Como exemplos tens os monumentos de Lisboa (Torre de Belém, Mosteiro dos Jerónimos, Sé, etc), o Mosteiro da Batalha, o Palácio de Mafra, a Igreja de Santa Cruz em Coimbra e muitos mais. E isto só no que respeita a monumentos…. Nas casas de habitação actuais o calcário usa-se principalmente nos umbrais de portas e janelas.
O calcário também é aplicado na calçada portuguesa (sim, a rocha mais escura da calçada portuguesa também é uma variedade de rocha calcária). Como é uma rocha fácil de trabalhar, permite aos calceteiros obter pedras com o formato desejado para poder fazer desenhos incríveis. Aqui podes encontrar mais informação sobre calçada portuguesa.
5/5
muito bom