Dinâmica Interna da Terra

A Terra não é só o sereno planeta azul que podemos ver nas fotografias que os astronautas nos enviam do espaço. Por baixo da superfície, está um núcleo muito quente, cujo calor faz com que o interior da Terra se mova. E com ele, também a camada mais externa. Na realidade, a superfície da Terra está dividida em várias placas, um pouco como uma bola de futebol. Essas placas movimentam-se e como consequência formam-se montanhas, abrem-se oceanos e separam-se os seres vivos.

1. Teoria da Deriva Continental. Alfred Wegener foi o primeiro cientista a propôr que os continentes estiveram um dia juntos. Como? Quais as provas que ele conseguiu reunir para provar o que dizia?

2. Morfologia do fundo dos oceanos. Os avanços tecnológicos que permitiram dar um passo mais além e começar a aperfeiçoar a ideia inicial de Wegener.

2.1. A fossa das Marianas. Mais alguma informação sobre um dos locais descobertos na exploração do fundo dos oceanos, e que ainda hoje não está totalmente explorado.

3. Teoria da Tectónica de Placas – o que são e como se deslocam as placas litosféricas?

4. Limites entre placas – o que acontece nos limites entre placas? Quais as estruturas que se formam nos limites de confronto.

5 . Consequências do movimento das placas litosférias. Para além das grandes estruturas como montanhas ou oceanos, os efeitos das forças que as placas exercem umas nas outras também são visíveis a uma menor escala, nas rochas. Os seres vivos também foram influenciados pela separação das massas continentais.

1 Comment

  1. bruna araujo - 5 de Março de 2013

    eu adorei este saite

Leave a reply