A Fossa das Marianas

A fossa das Marianas é o local mais profundo do nosso planeta. Localiza-se ao largo das ilhas Filipinas, e ainda só foi visitada uma vez pelo ser humano. James Cameron, o realizador de Avatar, pretende ser o próximo.

Localização geográfica da Fossa das Marianas. Fica próximo das ilhas Filipinas, no Oceano Pacífico, um pouco acima da Austrália.

A Fossa das Marianas tem uma profundidade superior a 11 000 metros abaixo do nível médio das águas do mar. Se pudéssemos colocar o monte Evereste, o local mais alto da Terra (8.848m de altitude), no seu interior, ainda sobrariam cerca de 2.000 metros de água por cima dele (mais ou menos a mesma altitude da Serra da Estrela).

Comparação do tamanho relativo da Fossa das Marianas com a altura do Monte Evereste

Uma fossa oceânica é um local muito inóspito. Por isso mesmo, a sua exploração é feita sobretudo através da utilização de robôs tripulados a partir de barcos à superfície (chamados HROV), como o Nereus, que podes observar na imagem seguinte.

Nereus – um veículo submarino operado remotamente (HROV) que foi enviado pelo Woods Hole Oceanographic Institution para explorar as profundezas da Fossa das Marianas.

Neste link podes encontrar alguns vídeos reais filmados pelo robô durante a exploração.

Em 1960 o Professor Picard (filho) desceu a esta fossa marinha utilizando o batíscafo Trieste e verificou a existência de seres vivos a essa profundidade. Foi a primeira e única expedição tripulada por seres humanos à Fossa das Marianas.

– Fotografias de seres das profundezas – link

– Viagem virtual à fossa das Marianas – link

Leave a reply